Brasil,  Minas Gerais,  Parque Natural do Caraça

Parque Natural do Caraça

Ele é assim chamado porque possui um conjunto de montanhas que formam um rosto de uma pessoa deitada.

1 dia

Fomos do Rio de Janeiro a Santa Bárbara onde fica o Parque Natural do Caraça (RPPN). Chegamos as 19:20 e fomos informados na portaria do parque que a janta iria até as 19:30. Seguimos correndo para a sede da igreja e conseguimos pegar o jantar (R$ 15,00 por pessoa, R$ 3,50 refri).

O lobo guará vai lá todos os dias se alimentar da comida que os padres dão. Ele aparece depois das 19:00 (quando é colocada a bandeja de comida) na frente da igreja. Conversamos com uma bióloga do Centro de Visitantes do parque e a mesma informou que o IBAMA fez um estudo por meses e concluiu que essa prática não afeta os hábitos do lobo.

OBS: Para ver o lobo, a pessoa deve se hospedar em uma das duas pousadas dentro do parque. Como a pousada da igreja estava lotada (fins de semana ela lota), ficamos hospedados na outra pousada do parque: a pousada Engenho que é bem simples, não tem Internet e nem pega celular em nenhuma das partes do parque. Mas estávamos muito cansados e acabamos não esperando o lobo…

A pousada do Engenho tem uma copa com geladeira e microondas disponível para o hóspede. O quarto é simples, não tem ventilador e o travesseiro é um pouco duro. Porém a noite não sentimos calor (dormimos com a janela aberta, mas lembre de levar o repelente, não encontramos mosquitos, mas tinha outros insetos). O café da manhã é bom e bem servido, o engraçado é que ficam disponíveis frigideiras para os hóspedes fazerem seu ovo caso queiram. O pão de queijo é excelente!

2 dia

Seguimos para conhecer o parque, mas como estava chovendo muito, optamos por não fazer nenhuma trilha e ficamos conhecendo o centro de visitantes e as redondezas. A igreja é em estilo neogótico, uma das poucas nesse estilo no Brasil, antes, possuía um estilo Barroco, porém foi reformada e houve essa mudança de estilo (ainda tem dois altares nesse estilo, um em cada lado da igreja perto da porta de saída).

A igreja abrigava uma escola, porém em 1968 um dos alunos deixou um aquecedor ligado (usado para derreter cola para encadernação), fazendo com que a escola pegasse fogo. A estrutura foi restaurada e abriga uma coleção de objetos da época e fotos do Parque, além de uma biblioteca.

O parque se chama Parque Natural do Caraça devido aos 7 picos que o formam lembrarem um rosto quando visto de longe (deite a cabeça para a esquerda). As trilhas para o pico exigem guia, portanto não se aventure sozinho. Também pode usar o parque para day use, porém apenas das 9:00 as 17:00. O portão do parque fecha as 20:00 não sendo possível entrar após esse horário.

Formato da Serra que dá o nome ao Parque Natural do Caraça

Links para ajudar na próxima viagem

Skyscanner – Compra de passagens mais baratas
Skyscanner – Aluguel de Carro
Booking – Reserva de hotel
Seguros Promo  – Seguro Viagem
Viaje Conectado – Chip de cel (internacional): 10% de desconto (cupom:viagemconsciente)
Rentcars.com – Aluguel de carro

Siga-nos nas Redes Sociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Pinterest