América do Norte,  Estados Unidos,  Yosemite Park

Yosemite Park

Viagem em Agosto/2018

Roteiro

1 dia – Chegada pela CA-120 (essa via fecha no Inverno).
2 dia – Tunnel View (estava fechada mas precisa estar no roteiro), Bridalveil Fall, Vernal Bridge e Vernal Falls, Pizza Factory.
3 dia – Wilderness Center, Centro de Visitantes, Lower Yosemite Falls (se der vá também na Upper Yosemite Falls), Mirror Lake e passeio por Mariposa.

Stories do Yosemite Park no Instagram

O que saber antes de ir para o Yosemite Park
– A melhor época para ir é na Primavera, no Verão e outono as cachoeiras e lagos estão secos e no inverno é bem frio.
– Os melhores lugares para ficar são: dentro do Parque ou nas cidades de Mariposa e Fish Camp.
– A operadora T-Mobile funciona em poucas partes do parque (não funciona no trajeto), nós sugerimos fazer o download do mapa Offline no Google Maps.
– Para subir a Half Dome, você deve pedir autorização no Wilderness Center com antecedência.

Como Chegar

Existem 3 formas de chegar no Yosemite Park nos EUA, a partir de:
* Las Vegas – pega a US Road 95, um trecho da US 6 e pois a CA 120 (Tioga Road – atenção pois ela fecha no inverno).
* São Francisco – pega a CA80, depois CA580 e segue pela CA120.
* Los Angeles – pega a Interestadual 5 e depois a CA 140

1 dia

Saímos de Las Vegas as 10:30 e pegamos a estrada para o Yosemite Park, resolvemos ir por dentro, mesmo sendo 1 hora a mais de viagem. A estrada, apesar de ser pista simples, é ótima! Toda ela asfaltada e sem variações na pista durante todo o caminho. A maior parte do caminho é de reta, somente chegando em Lee Vining, onde começa o Parque que tem muita curva. Seguindo com atenção, o caminho é tranquilo e rende muitas vistas de tirar o fôlego!

Na parte do parque tem que ter atenção redobrada pois, além de ser bem sinuoso, a estrada não tem guard rail para segurar o carro caso este saia da pista, e também não tem acostamento e é muito alta a queda!

No Parque tem vários mirantes que da pra parar. Paramos no Centro de Visitantes do Tuolumne onde pegamos folders com as trilhas no Tuolumne e Yosemite e também recebemos a informação de que o Parque do Yosemite reabriria (ele estava fechado devido às queimadas no verão de 2018).

Como já sabíamos, a moça nos informou da existência de ursos na região mas disse que não são agressivos, somente não chegar perto e, caso algum, venha para perto deve-se levantar e agitar os braços que eles se afastam. Também não se deve deixar comida e doces à vista  deles.

Não ficamos hospedados dentro do parque porque a hospedagem estava muito cara por lá, resolvemos ficar em Mariposa. Fechamos a estadia pelo AirBNB (aqui tem um voucher com R$179,00 de desconto – ver regras). Você pode pesquisar sobre os locais para se hospedar nesse si

A intenção era ir pela estrada de dentro para Mariposa, mas com o incêndio a estrada também foi fechada, então tivemos que dar a volta pela Serra, o que aumentou bastante o nosso trajeto… Chegamos por volta das 21:00 na cidade (o sol se pôs por volta de 20:10) e a Serra é bem sinuosa e também sem proteção, portanto tem que seguir com bastante cautela.

2 dia

A Casa do AirBNB que ficamos é ótima! O casal super simpático, cama boa, fizeram um café da manhã muito bom (incluso na diária)! Acordamos cedo e depois do café fomos para o Parque.

O Parque ia abrir por volta das 09:00, então saímos às 8:00 e seguimos pela CA-140. O valor do ingresso no Parque do Yosemite é $35 por carro (2018) e é válido por 7 dias. Fomos de carro pela estrada é parando para as fotos que eram uma mais linda que a outra. Apesar da fumaça, a visibilidade estava muito boa! Eu só conseguia pensar que, se com fumaça era assim, imagina sem fumaça! Por todo o parque você encontra placas falando sobre a condição do ar naquele dia.

Fizemos uma trilha bem pequena na entrada do parque a Brideveil Waterfall, a Trilha é pequena e bem fácil! A Cachoeira é linda, pena que já estava com pouca água, mas mesmo assim deslumbrante!!! Super amei.

Depois continuamos de carro até parar no Half Dome parking. Vimos que nessa área tem várias Camper Vans e pessoas acampadas nos arredores. Vimos também cabanas onde as pessoas se hospedam. Pesquisei e os campings têm que ser reservados no dia 15 de cada mês às 07 da manhã (horário do Pacífico), neste site, esgotam em minutos na alta temporada. Você também pode reservar hotéis e Cabines no site do Yosemite.

Depois fomos na lojinha da Half Dome. Vende de tudo, de souvenir a comida por causa do camping. Os preços não são muito convidativos. Vimos também que tem uma pizzaria ao lado da lojinha, só que os preços também não eram tão bons, eram ok para dentro de um parque.

Saindo de lá, passamos pelo estacionamento e seguimos para a Trilha da Vernal Bridge e Vernal Falls, fomos a pé, mas o Parque dispõe de um sistema de Shuttle gratuito que leva os visitantes a vários pontos do parque gratuitamente. O intervalo entre os Shuttles variam de 20 a 30 min.

Mapa do Parque

Seguimos então para a Trilha que escolhemos. A Trilha é considerada difícil no folder que recebemos, mas ela é tranquila. A dificuldade está na extensão dela e por ela ser íngrime. Mas o caminho não tem dificuldade nenhuma. Todo o caminho é regular e nas partes onde é muito íngrime tem escadas formadas de pedra. Nós conseguimos fazer tranquilo, subindo no nosso tempo, não tivemos problemas. A vista durante toda a caminhada e lá de cima valem todo e qualquer esforço é mais um pouco! É sensacional! Mesmo com um pouco de fumaça a vista é maravilhosa!

Descemos devagar e paramos no Rio um pouco depois da ponte de pedra… ficamos lá por um tempo… depois voltamos para o carro e encontramos uma família de Veados. Por sinal, encontramos alguns bichos no Parque esquilos (toda hora), Gavião (dos grandes), corvo (vimos vários), pássaros (um deles era lindo e azul, uma turista disse que chama Jay Blue) e os veados. Só não encontramos o urso. Saímos do parque também tirando altas fotos!

Se você for ficar em Mariposa, visite a Pizza Factory (5005 5th St, Mariposa), é um restaurante que vende pizza, macarrão e salada! Não cheguei a comer os outros mas a pizza é deliciosa!

Foto da Internet

3 dia

Conversando com um outro hóspede, ele disse que viu um pequeno urso no mesmo caminho que passamos ontem… Mas nós não vimos… Saímos para o Parque e paramos em uma lojinha antes da guarita de entrada (a mesma que paramos ontem mas não tínhamos pegado o nome…) para comprar água para o dia de parque. A loja se chama El Portal Market, vale super a pena comprar água lá, pois os preços estavam muito bons (pagamos $ 1,85 a garrafa de 1 litro). A lojinha fica do lado esquerdo da estrada e tem um posto de gasolina (não cheguei a ver o preço).

Fomos para o Parque e começamos pelo Centro de Visitantes. Ele é grande e dividido em varias áreas. Tem o Wilderness Center que é onde você pede autorização para fazer as trilhas mais difíceis (grande parte do parque é considerada “Wilderness”, ou área mais selvagem). Essa parte (Yosemite Village) tem uma pequena lojinha e fala sobre acampamento e comportamentos em trilhas.

Ao lado tem tipo um Atelier com peças mais trabalhadas. E depois o centro de visitantes mesmo, onde você tem uma parte de informações (fila enorme), lojinha e um pequeno museu do parque contando toda a sua história, desde como as formações de granito surgiram, até quem foram os primeiros habitantes e os personagens mais famosos do Parque. Comemos um sanduíche no restaurante do centro de visitantes o Village Grill que estava num preço bom (pagamos $9 aprox pelo combo de cheeseburguer, batata e refri refil).

Depois seguimos para a Lower Yosemite Falls, a Trilha é super tranquila, de nível fácil. A Cachoeira estava seca (tinha apenas um filete de água em uma lateral) mas valeu o passeio! Não fizemos a trilha para a Upper Yosemite Falls pois estava seca já.

Depois resolvemos fazer a Trilha do Mirror Lake, nós podíamos ter pego o Shuttle mas preferimos fazer a caminhada por dentro das trilhas até lá. Não tem muita coisa nessa Trilha até o Mirror Lake (essa que vai por dentro) mas é uma caminhada tranquila, sem dificuldades, algumas vezes o chão fica um pouco irregular, mas nada difícil. Achamos que o Lago estaria seco, mas tinha uma pequeníssima quantidade de água (a julgar pelo tamanho dele, quando cheio fica bem grande).

A vista para a Half Dome desse lado é sensacional! Enquanto estávamos ali tirando foto (algumas pessoas ficaram molhando os pés no lago) um cervo foi beber água no lago e alguns patos tb resolveram ficar perto.

Saindo de lá, resolvemos voltar para Mariposa pois o Daniel queria ir em uma lojinha da cidade, então decidimos pegar o Shuttle para poder contar a vocês como foi! Esperamos ele no ponto (nesse que a gente pegou tinha o mapa dos números das paradas pra você saber em qual saltar, mas vou colocar nas fotos tb). Esperamos os passageiros descerem e depois subimos. O ônibus estava cheio, então ficamos em pé, quando passava nos pontos o motorista falava em um microfone qual seria o próximo (igual no metro).

Descemos no estacionamento onde tínhamos deixado o carro e voltamos para a cidade. Nosso chip de celular (T-mobile) pegou super bem nos arredores do centro de visitantes e na Lower Yosemite Falls, nas outras partes do parque ficou sem serviço).

Jantamos no mesmo lugar do dia anterior, no Pizza Factory e super recomendamos!! Atenção pois no fim de semana ele fica beeem mais cheio.

Super Recomendamos!

Engvadonia Yosemite B&B-Pine Floral Room
5828 Colorado Road, Mariposa

Link do AirBNB (Clique nesse link para garantir o desconto e digite o nome que coloquei ali em cima na parte de procurar)

Nós gostamos muito da casa, o banheiro é compartilhado mas muito limpo! Confira antes se não tem acomodações mais perto pelo preço parecido. Nós fechamos essa pois os preços estavam bem caros quando fomos.

Links para as Próximas Viagens

Skyscanner – Compra de passagens mais baratas
Skyscanner – Aluguel de Carro 
Booking – Reserva de hotel
Seguros Promo  – Seguro Viagem
Viaje Conectado – Chip de cel (internacional): 10% de desconto (cupom:viagemconsciente)
Rentcars.com – Aluguel de carro

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram
Pinterest